Peixes de escamas
Das seis espécies de robalos encontradas no oceano Atlântico, quatro são capturadas no litoral do Brasil, destacando-se principalmente o robalo-flecha (Centropomus undecimalis) e o robalo-peva (Centropomus paralellus).
Robalo Flecha
Características: peixe de escamas também conhecido como camurim ou robalo flecha. Corpo com formato alongado, comprimido, boca ampla com mandíbula inferior saliente. Coloração do dorso acinzentada com reflexos esverdeados e o ventre esbranquiçado. Nadadeiras amareladas. A linha lateral é uma listra longitudinal negra que se estende ao longo do corpo até o final da nadadeira caudal. Carne é considerada de primeira com grande valor comercial. Alcança 1,2 m de comprimento total e 25 kg.
Habitat: regiões costeiras e estuarianas, águas salgadas e salobras, ilhas, rios, canais, manguezais e baías
Robalo Peva
Habitat: regiões costeiras e estuarianas, águas salgadas e salobras, ilhas, rios, canais, manguezais e baías.
Informações para a pesca do robalo:
. Iscas: As melhores iscas são de camarão e peixinhos vivos, que podem ser arremessadas nas margens ou serem usadas na rodada, próximas ao fundo. As iscas artificiais como plugs, tanto de superfície quanto de meia água, jigs e shads também são bastante produtivas e devem ser trabalhadas junto aos troncos e galhadas nas margens. Iscas artificiais também pode ser Jumping Jig , Plug de Barbela / Meia Água, Camarão Artificial , Stick.
. Dicas: Sempre que sair para uma pescaria de robalo, consulte a tábua de marés (prefira a maré de quarto) e consiga informações sobre o local de pesca, presença de estruturas aparentes ou submersas. Os arremessos devem ser sempre na direção de galhos, raízes e pedras.
. Iscas para Robalo Camarão Vivo , Jumping Jig , Plug de Barbela / Meia Água , OUTRAS ARTIFICIAIS , Camarão Artificial , Stick
. Onde pescar Robalo: Entre outros rios e mares, Bertioga , Baia de Santos , Perequê , Garuva.