quinta-feira, 21 de junho de 2012

Matrinxã

Nome Popular: Matrinxã

Nome Científico: Brycon amazonicus spp.


Família: Characidae


DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Bacias amazônica e Tocantins-Araguaia. Na bacia do São Francisco ocorre o Brycon orthotaenia também conhecido como matrinxã.


DESCRIÇÃO

Matrinchã também um nome vulgar atribuído a diversas espécies do gênero Brycon. São peixes de escamas;possuem o corpo alongado, um pouco alto e comprimido. A coloração é prateada, com as nadadeiras alaranjadas, sendo a nadadeira caudal escura. Apresenta uma mancha arredondada escura na região umeral. Os dentes são multicuspidados dispostos em várias fileiras na maxila superior. Algumas espécies podem alcançar 60cm de comprimento total e 5kg.

ECOLOGIA

Espécies onívoras: alimentam-se de frutos, sementes, flores, insetos e, ocasionalmente, de pequenos peixes. Realizam migrações reprodutivas e tróficas. Nos rios de água clara, é comum ver cardumes de matrinxã, se alimentando debaixo das árvores, ao longo das margens.

EQUIPAMENTOS

Equipamento do tipo médio, com linhas de 10 a 17 lb. e anzóis de nº 2/0 a 6/0.

ISCAS

Iscas artificiais, como colheres e plugs; iscas naturais, frutos, flores, insetos, minhoca, coração e fígado de boi em tirinhas.

DICAS

Podem ser encontradas nas corredeiras e remansos dos rios. Quando fisgada, a tendência da matrinxã é levar a isca para cima, saltando fora d'água.

PESO E COMPRIMENTO MÁXIMOS REGISTRADOS

Brycon falcatus - matrinxã-miúda (bacia amazônica – 1000g / 37cm
Brycon amazonicus - matrinxã (bacia amazônica) – 46cm
Brycon orthotaenia – matrinxã (bacia do São Francisco) – 33cm

Fonte: PNDPA IBAMA

3 - O que você achou? Deixe seu comentários :

  1. NA MINHA PUBLICAÇÃO ANTERIOR AFIRMEI QUE AS CEVAS COM SOJA SÃO ILEGAIS. A PRÁTICA ESTÁ PROIBIDA PELA LEI 9.096, DE 16.01.2009, NO ESTADO DE MATO GROSSO, CFE. Art. 25 É proibido extrair recursos pesqueiros do Estado de Mato Grosso: IX - com uso de cevas fixas permanentes ou com uso de equipamentos mecânicos irregulares para pescaria colocados no leito do rio.”

    ResponderExcluir
  2. vou pescar no rio arinos em sao jose do rio claro em outubro gostaria de ter dicas sobre a pescaria la

    ResponderExcluir
  3. ceva bao é de milho em espiga amarrada em um arame, ou tambem a de milho azedo,colocada em um saco de batata ,cebola etc..Para dar uma melhorada na ceva pode usar mandioca,não tem nada igual. Obs: as espiga que eu estou falando no arame tem q ser com palha, para amarar. O arame não vai cousar dano algum aos peixes é só para fixar o conjunto de espigas, se estiver achando q é prejudicial usa outro material.

    ResponderExcluir

Postagens populares