domingo, 15 de abril de 2012

Pesca Alternativa - PGM 288- Ian no RJ


Neste programa, Ian continua sua pescaria de praia no Rio de Janeiro e junto com o amigo Pedro da várias dicas. 

Na seqüência ele embarca em uma lancha e faz a verdadeira pescaria da multiplicação, fisga Pargos, olho de cão e um peixe de nome curioso batata da pedra.
Para os iniciantes na pescaria de praia, Ian e Pedro vão dar mais algumas dicas para você obter um melhor resultado em suas pescarias, se você já é experiente vai pode curtir um pouco mais dos peixes e da beleza da praia de Piratininga em Niterói.


Programa Pesca Alternativa 288- 15/04/2012

Pesca de Praia e Pesca de Fundo Oceânica no Rio de Janeiro

Locais da Pescaria: Praia de Piratininga - Niterói e Praia da Barra da Tijuca, ambas localizadas no Rio de Janeiro. E embarcada em pontos de 25 a 50 milhas da costa carioca.

Pescador
: Ian

Pescadores Convidados: Pedro Hermes (pesca de praia). Neneco, Xequesh (pescadores convidados) Rafael (capitão). Aldo e Henrique (marinheiros).

Tipo de Pescaria: Pesca de Praia (Surfcasting). Pescaria de Fundo Oceânica (pontos com fundo de cascalhos com profundidade variando de 80 até 200 metros).

Peixes:
Praia - Ubaranas, Pescadas, Carapicus, Cocorocas e Michole.

Pesca de Fundo Oceânica - Pargos, Batatas, Baiacu, Cherne e Namorado.

Neste programa Ian contou com o apoio do Pedro Hermes (Careca). Especialista e Competidor da modalidade de Surfcasting. E para pesca oceânica com Neneco, Xequesh (pescadores convidados) Rafael (capitão). Aldo e Henrique (marinheiros).

Pedro Hermes (Careca)
(44) 9169-7156
pedro@artefishingbrasil.com.br

Rodrigo (Pesca Oceânica)
(21) 9648-4662

Equipamentos Utilizados
Praia

Foram utilizados diversos conjuntos, classificados por Barra Pesada, Barra Média e Barra Leve (Marisqueiras). Vamos citar alguns dos equipamentos utilizados.

- Vara modelos Ibania®, Pro Surfe® e Neox Orata® com comprimento variando do 4,20m ao 4,50m. Capacidade de casting de até 250 gramas.

- Molinete SHIMANO® Power Aero XT;

- Molinete SHIMANO® Twin Power 8000 PG;

- Molinete SHIMANO® Power Areo Albrid CI4;

- Os equipamentos foram abastecidos com linha monofilamento nos diâmetros 0,14mm, 0,18mm, 0,20mm e 0,22mm.

- Arranques progressivos do 0,22mm até o diâmetro de 0,57mm.

- Para os chicotes e pernadas foram utilizados linhas de fluorcarbono devido melhor resistência a abrasão. Confeccionados com rotores de engate rápido, missangas, giradores e anzóis modelos Akita, Sode e Maruseigos em tamanhos variados.

- Como iscas os pescadores utilizaram Camarões, Sardinhas, Lulas, Tatuíras e Sarnambis.

Pesca de Fundo Oceânica
- Vara Rapala® Platinum Jig - 5'8" (1,76m) para linhas PE 6 e 8. E para linhas PE 8 e 10.

- Carretilhas Elétricas Daiwa® Seaborg Mega Twin 500 MT e 750 MT;

- As carretilhas foram abastecidas com linhas multifilamento de 65 a 80 libras.

- Chicotes do tipo "Pargueira", confeccionados com Girador especial e Missangas Glow. Variando de 4 até 8 anzóis circulares (Owner® Mutu Light Circle) nos tamanhos 3/0 a 6/0.

- Como iscas foram utilizados pedaços de Bonito salgados e a tradicional Lula.

- Chumbos com peso variando de 300g até 1 quilo.

16 - O que você achou? Deixe seu comentários :

  1. Os caras são muito bons!! Explicam e pescam!!
    Parabéns produção!

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo o email do Pedro: pedro@artfishingbrasil.com.br

    ResponderExcluir
  3. Na pesca de fundo oceânica eu e Memeco usamos varas Lumis PE 6-8 para carretilha. Funcionaram muito bem. Abs. Ian.

    ResponderExcluir
  4. parabéns pesca alternativa. belo programa. assisto sempre mas confesso que prefiro os programas de mar, os de ontem nu uru7guai foram legal os de rio não tem tanta explicacões mas o da praia os cara falam tudo.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, perdão pelo engano, o e-mail do Pedro já esta corrigido. Só para confirmar o correto é pedro@artfishingbrasil.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o programa. Parabéns ao Ian e ao Pedro. Poderia ter uns peixes maiores mas mesmo assim os dois foram didáticos e trouxeram novidades. Que venham outros programas desse nível.

    ResponderExcluir
  7. ian so nao entendi se na ora que vc falou sobre o xicote que tem dois ansois se vai um girador na primeira perna pra nao enrroscar, ou se pode colocar um no falso que desce e sobe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não entendi bem a pergunta mas se tratando de pernadas com giradores, cada vez mais estamos usando. Esses giradores minúsculos são feitos exatamente para essa função e evita um pouco mais de embolar se comprados aos de saque rápido. Mas vc poderia até usar o anzol de baixo na alça do chumbo, no girador e baixo ou coisa parecida mas nesse caso a gente perde a prerrogativa de suspender esse anzol em caso de peixes que estejam se alimentando mais no alto o que as vezes ocorre em praias. Se puder, explique melhor o que deseja que assim tentarei ser mais pontual. Não entendi a parte do "falso que sobe e desce". valeu. Obg a todos. Ian.

      Excluir
  8. Bela pescaria, tanto de praia como embarcada, prefiro a pesca em mar, sou "viciado" em pesca com Jig, mas não disponho de carretilha elétrica, uso no "braço" mesmo. Gostaria de ver mais programas com pesca vertical com uso de Jig, mas em águas rasas (no máximo 30 m)em parceis, ilhas, cascalho. No mais o programa está de parabéns, como sempre esteve.

    ResponderExcluir
  9. Show de informações e visual.
    Prefiro pesca de praia e mar, e sempre os comentários e orientações são muito boas, parabéns para todos.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria dicas pesca do peixe chamado aqui no Rio Grande do Sul de (papa terra).Pescado da Lagoa dos Patos e Praia do cassino.

    ResponderExcluir
  11. Olá Rogério. O peixe que vc deve estar falando é o mesmo papa-terra do RJ? É um peixe branco de escamas com a boca para baixo? Se for o mesmo, ele é muito comum no litoral do RS e na vez que eu pesquei aí usava chumbadas piramides e depois do lançamento arrastava as chumbadas para encontrar pequenos buracos na areia onde a chumbada poitava e o peixe comia melhor. Confere e depois me fala se trata-se do mesmo peixe. Se for,e le terá o nome de judeu o ES, de betara em Sp, etc. Abs. Ian.

    ResponderExcluir
  12. Bela pescaria mesmo!! Poderiam fazer um programa aqui no nordeste? voces irão gostar!1

    ResponderExcluir
  13. Cara tem q ter mais pesca no rj no programa Valeuu Mery do rj

    ResponderExcluir

Postagens populares