O olho-de-cão (Priacanthus arenatus), também chamado de olho-de-vidro, pirapema e piranema é uma espécie de peixe teleósteo, perciforme, e pertence a família dos priacantídeos.
As suas características mais visíveis além da coloração avermelhada são os olhos grandes e a bocadura larga e inclinada.
Ele habita águas tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico e chega a medir cerca de 40 cm de comprimento.
Vive em fundos rochosos, de areia, pedra, coral e dentro de baías. As profundidades podem variar de 10 a mais de 200 m, com preferência para as águas mais profundas.
Nada sozinho ou em pequenos cardumes, sendo encontrado perto do fundo. Tem hábitos noturnos e alimenta-se principalmente de pequenos peixes, crustáceos, poliquetas e larvas.
Devido ao pequeno porte, não é um peixe muito atrativo para a pesca esportiva, mas por ter a coloração bem chamativa, características únicas e alto valor culinário, vale a pena pescá-lo.
Pescarias:
Clique aqui para ver uma pescaria desta espécie com nosso amigo Ian no RJClique aqui para ver Lusca pescando o vermelhão das águas salgadas no litoral de SP
Curtiu nossa matéria? Já pescou um olho de cão? Então comente sua experiência logo abaixo
Ok Luska este que este na sua mão é o olhe de cão, porem o outro mais abaixo não do mesmo, ele tem muitas navalhas e a carne dele nao é saborosa, gostaria que levantassem quem ele e!!!!!!!!!!
ResponderExcluirgrato
Rubens
Aqui no Rio de Janeiro ele é conhecido como MARIQUITA.Tem muitas espinhas e não é muito saboroso.
ExcluirO nome mais comum é Jaguareçá
ResponderExcluir