segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Olho de cão

O olho-de-cão (Priacanthus arenatus), também chamado de olho-de-vidro, pirapema e piranema é uma espécie de peixe teleósteo, perciforme, e pertence a família dos priacantídeos.

As suas características mais visíveis além da coloração avermelhada são os olhos grandes e a bocadura larga e inclinada.

Ele habita águas tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico e chega a medir cerca de 40 cm de comprimento. 

Vive em fundos rochosos, de areia, pedra, coral e dentro de baías. As  profundidades podem variar de 10 a mais de 200 m, com preferência para as águas mais profundas. 
Nada sozinho ou em pequenos cardumes, sendo encontrado perto do fundo. Tem hábitos noturnos e alimenta-se principalmente de pequenos peixes, crustáceos, poliquetas e larvas.

A melhor época para se fisgar o Olho-de-cão é durante os meses mais quentes do ano, o que facilita sua pesca nas praias e costeiras do Nordeste do país.

Devido ao pequeno porte, não é um peixe muito atrativo para a pesca esportiva, mas por ter a coloração bem chamativa, características únicas e alto valor culinário, vale a pena pescá-lo.

Pescarias:

Clique aqui para ver uma pescaria desta espécie com nosso amigo Ian no RJ

Clique aqui para ver Lusca pescando o vermelhão das águas salgadas no litoral de SP


Curtiu nossa matéria? Já pescou um olho de cão? Então comente sua experiência logo abaixo

3 - O que você achou? Deixe seu comentários :

  1. Ok Luska este que este na sua mão é o olhe de cão, porem o outro mais abaixo não do mesmo, ele tem muitas navalhas e a carne dele nao é saborosa, gostaria que levantassem quem ele e!!!!!!!!!!

    grato
    Rubens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Rio de Janeiro ele é conhecido como MARIQUITA.Tem muitas espinhas e não é muito saboroso.

      Excluir

Postagens populares