terça-feira, 16 de abril de 2013

Marlim - azul



Nome Popular


Marlim-azul/Blue Marlin

Nome Científico


Makaira nigricans

Família


Istiophoridae

Distribuição Geográfica


Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

Descrição


Espécie de grande porte; focinho em forma de espada; corpo mais alto no início da nadadeira dorsal, afinando em direção à nadadeira caudal que é muito grande e furcada; as demais nadadeiras são pontudas. A coloração é azul escura no dorso e prata no ventre, com uma faixa horizontal nos flancos quando o peixe está vivo. Possui cerca de 15 séries verticais de pintas saindo da região dorsal em direção ao ventre. O marlim azul alcança cerca 4m de comprimento total e 700kg.

Ecologia


Espécie pelágica, migradora, oceânica, que alcança a costa brasileira no final da primavera e começo do verão (novembro a março), quando as águas limpas, azuis e quentes se aproximam da costa. Pode ser encontrada sobre as regiões do talude continental. Não costuma nadar em cardumes, mas, na época reprodutiva, forma grupos pequenos. A alimentação consiste basicamente de peixes, como atuns, bonitos, dourado, peixe voador, e lulas e sépias.

Equipamentos


Equipamento do tipo "barra pesada" para pesca oceânica. As varas devem ter passadores com roldanas e as carretilhas devem ter capacidade para armazenar pelo menos 500m de linha. Só é capturado no corrico.

Iscas


Iscas naturais, como peixes voadores, farnangaios e atuns, e iscas artificiais. As iscas artificiais preferidas são as grandes lulas, mas algumas vezes atacam os plugs de meia água.

Dicas


Por melhor que seja o equipamento, se não houver calma, experiência e uma boa equipe, os peixes não serão embarcados.



Fonte: PNDPA

10 - O que você achou? Deixe seu comentários :

  1. EU QUERO EU VER UM PROGRAMA PESCANDO OS MARLIN.. VAI TER????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza não. agora só pesqueiro(aruja, tio oscar etc) os de sempre.

      Excluir
  2. Quanto tempo que não passa um programa de pesca oceânica, ta deixando a desejar todo domingo eh rio rio rio rio pesque pague larga isso. vai pro mar.

    ResponderExcluir
  3. concordo pesca de mar é muito mais empolgante.

    ResponderExcluir
  4. ha muito tempo tinha o programa q se chamava pesca alternativa, apresentado pelo Rubinho, foi o unico q pegou um marlim-azul, para nos da tv aberta. foi um show o melhor programa de pesca oceanica já apresentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. engano seu o progama era pesca e companhia

      Excluir
  5. é depois de tudo isso, vou para a peixaria

    ResponderExcluir
  6. Realmente a pesca ocenica é muito mais interessante pois, pelo fato de estar mais proximo de SP as especies a serem pescadas somente apos saberemos é mais emocionante

    ResponderExcluir
  7. concordo com aqueles que são adeptos da pesca oceânica, é muito mais emocionante.
    Mas eles também tem compromissos com os patrocinadores do programa, e concordo também que so rio e pesque e pague ta ficando chato.

    ResponderExcluir
  8. Adoro o programa, sou fã. Acordo cedinho para assistir, ansioso. Mas acredito que poderia diversificar um pouco entre rios, oceânicos e pesque-pague. Apenas rio esta deixando o programa (na minha humilde opinião) monótono.

    ResponderExcluir

Postagens populares