terça-feira, 15 de maio de 2012

Bicuda


Nome Popular: Bicuda

Nome Científico: Boulengerella spp.

Família: Ctenoluciidae

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Bacias amazônica e Tocantins-Araguaia.


DESCRIÇÃO
Peixes de escamas; corpo alongado e roliço; boca pontuda e bastante dura, o que dificulta a fisgada; nadadeira dorsal localizada na metade posterior do corpo. O padrão de coloração varia de espécie para espécie, sendo que B. cuvieri apresenta uma mancha na base da nadadeira caudal, e é a espécie que alcança o maior porte. As outras espécies raramente ultrapassam 30cm de comprimento.

ECOLOGIA
Peixes pelágicos, vivem na superfície e meia água. São encontrados em áreas de correnteza ao longo da beira e na boca dos rios e igarapés, e nos lagos. Formam cardumes pequenos, mas não fazem migrações de desova. B. ocellata é uma espécie piscívora e extremamente voraz. É altamente esportiva, pois salta muitas vezes fora d'água antes de se entregar. Não tem importância comercial.

Veja aqui pescaria e informações sobre a bicuda

EQUIPAMENTOS
Os equipamentos médio e médio/pesado são os mais empregados e as varas devem ser de ação rígida, já que a cartilagem da boca é bem difícil de ser perfurada. As linhas devem ser de 14, 17 ou 20 lb. e os anzóis de nº 3/0 a 5/0.

ISCAS
Iscas artificiais, como plugs de superfície e meia água, colheres e spinners, são as mais utilizadas na captura da bicuda, que também ataca iscas naturais, como peixinhos e pedaços de peixe.

DICAS
A fricção deve estar bem regulada, porque a bicuda costuma levar muita linha quando fisgada. O anzol deve estar bem afiado, porque se o peixe não for bem fisgado pode se desvencilhar do anzol durante os saltos.

PESO E COMPRIMENTO MÁXIMOS REGISTRADOS

Boulengerella cuvieri - bicuda – 6000g – 88cm

Fonte: PNDPA IBAMA

1 - O que você achou? Deixe seu comentários :

Postagens populares