Nome Científico: Piaractus mesopotamicus
Família: Characidae
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Bacia do Prata (Paraguai, Paraná e Uruguai). Foi introduzida na bacia
do São Francisco.
DESCRIÇÃO
Peixe de escamas; corpo romboidal e comprimido. A coloração é castanho ou cinza escuro, sendo o ventre amarelado quando o peixe está vivo. Os dentes são molariformes. Alcança cerca de 50cm.
ECOLOGIA
Espécie onívora, com tendência a herbívora: alimenta-se de frutos/ sementes, folhas, algas e, mais raramente, peixes, crustáceos e moluscos. Realiza migração reprodutiva. É considerado um dos peixes mais esportivos do Pantanal e é muito importante comercialmente.
EQUIPAMENTOS
A pesca pode ser praticada de duas formas: com vara e carretilha/molinete e pelo sistema de batida. Nesse caso, com uma vara de bambu bate-se a isca, de coquinho ou bola de massa, de forma a reproduzir o som de uma fruta caindo na água. A vara deve ser resistente, com 4-5m de comprimento, preparada com linha 0,60- 0,70mm, anzol com colo largo e haste curta de nº 3/0 a 4/0 e empate de arame com aproximadamente 5cm. Usando carretilha, a vara deve ser de ação média a média/pesada, para linhas de 14, 17 e 20 lb. E anzóis de nº 3/0- 6/0. Para facilitar o arremesso e manter a isca no fundo, recomenda-se o uso de chumbada.
ISCAS
Somente iscas naturais, como tucum, laranjinha-de-pacu, pedaços de jenipapo, caranguejo, minhocuçu, filé de curimbatá azedo e bolinhas de massa de farinha de mandioca.
DICAS
É necessário um barco para chegar aos lugares onde o peixe vive. É preciso ser paciente e esperar o peixe acomodar a isca na boca, caso contrário pode errar a fisgada. O silêncio é importantíssimo nesse tipo de pescaria.
PESO E COMPRIMENTO MÁXIMOS REGISTRADOS
Piaractus mesopotamicus – Pacu - 16000g / 86cm
Fonte: PNDPA IBAMA
para pesqueiro qual molinete utilizar e qual linha
ResponderExcluirEste aqui é o Pacu Manteiga. O Pacu Caranha é mais comprido.
ResponderExcluirO erro é no desenho do peixe.
Excluirmuito bom post relacionado ao pacu.Parabénss
ResponderExcluir