terça-feira, 30 de outubro de 2012

ABC da pesca - Pesca Amadora e Pesca Esportiva


Olá Pescadores,

A partir de agora o site Pesca Alternativa traz para vocês uma maneira simples de entender alguns conceitos e temas sobre este esporte amado por tantos, e que muitos passarão a amar.

Neste link você poderá tirar dúvidas básicas e simples sobre pescaria, tipos de materiais e de como utilizá-los da melhor maneira.

O que é Pesca Amadora

A Pesca Amadora, também conhecida como pesca de lazer, trata-se de um esporte, praticado por pessoas que não dependam dele economicamente e pode ser considerado como um hobby. (Portaria IBAMA 1.583/89)

Para praticar é necessário que o pescador tenha ao menos uma vara, contando ainda com o uso de carretilhas ou molinetes, linha de pesca e anzol. Este material pode ser utilizado tanto em água doce, salgada ou salobra com o auxílio de iscas.

Quem quer praticar este esporte e não reside próximo a regiões costeiras ou que contenham lagos, represas ou mangues terá a opção de frequentar os chamados pesqueiros, que possibilitam ao pescador a prática do esporte sem precisar viajar longas distâncias.

O que é Pesca Esportiva

A Pesca Esportiva possui definições diferentes. Alguns dizem ser a prática do PESQUE-E-SOLTE, outros dizem ser a não utilização de certos materiais, e por aí vai. Outra definição diz respeito ao uso específico de iscas artificiais.

Este tipo de isca possui diversos tamanhos, formatos e cores, além de poder ser produzida de diversos materiais. Através delas pode se pescar em qualquer região, sendo água doce, salgada ou salobra. Sua grande variedade permite fisgar uma gama enorme de peixes. Para saber como a Lei trata esta definição veja o Decreto-Lei 221/67.

Para ambos os tipos de pesca é necessário que se pague uma licença fornecida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

Na próxima semana você vai saber tudo sobre esta licença e te mostraremos tudo que é preciso para tirá-la. Até lá.


4 - O que você achou? Deixe seu comentários :

  1. para mim pesca esportiva e uma forma conciente de praticar o esporte tendo respeito com o peixe, e com o meio ambiente, e no caso de consumo que seja conciente tambem!,caso contrario os meus netos provavelmente nao terao o prazer das grandes batalhas.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai, adorei a ideia da materia ABC da pesca esportiva, enganasse que essa materia é para quem não sabe ou nunca pescou.Tem pescadores que praticam a pesca há muitos anos, mas não percebem a importancia de manter o meio habiente sadio. Lembrando que o peixinho de hoje e o trofeu de amanhã. Parabéns pela idéia.

    ResponderExcluir
  3. Como tem dicionário de computador para iniciantes e leigos seria muito útil criar um dicionário para pesca o que facilitaria o acesso as palavras ,principalmente as em outros idiomas para sabermos o que é, exemplo snap.

    ResponderExcluir
  4. sou fa de pesca alternativa,não perco um domingo siquer,mas sou cru em materia de pescaria,gostaria de aprender sobre tamanhos das varas,se as varas telescospicas de 1,60m são boas para pesca amadora,quais tipos de iscas artificiais devemos usar para beira de praia,costoes,tipos de molinetes e tambem o certo de como arremessar alinha na água e tambem como encher um molinete de linha e como coloca-lo na vara e a passagem nos passadores e demais materiais que se devem ter numa linha para pesca de isca artificiais,seria ótimo se tivessem video ou uma publicação ensinando o baba da pescaria,pois assim como eu existem diversas pessoas qua amam a pesca mas nada conhecem,moro no rio de janeiro e aqui não tem nenhum instrutor ou escola de pesca,como existe em s.paulo, paulo roberto magalhaes robertomagalhaespaulo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postagens populares