sábado, 27 de outubro de 2012

Pesos e Medidas - Sistema Métrico

Para você que sempre se pergunta como saber qual o tamanho da vara ou quanto peso ela suporta, aqui vai uma dica muito boa.

A grande maioria dos fabricantes de equipamentos para pesca, tanto varas, quanto molinetes, carretilhas e linhas, fazem uso de um sistema métrico para informar ao pescador qual a medida e em que pesos deve se trabalhar com o conjunto de pesca, ou seja, qual a melhor forma de se garantir o aproveitamento do equipamento que se têm.
Para isso, sempre que se compra um equipamento algumas informações devem ser levadas em consideração.
Observando a vara, você verá que existem informações contidas na parte inferior da haste (blank). Essas informações demonstram em quais padrões o equipamento foi desenvolvido para trabalhar. Considera-se Casting da vara a sua capacidade de peso de arremesso recomendada sem que prejudique a vara.

No exemplo abaixo pode-se verificar esta informação através do Lure wt, que é medido em Onças (oz). Deste modo, devemos verificar o número contido na haste e dividir ou multiplicar pelo número dado na tabela de conversão

Outras medidas que são trazidas na haste são:

Lenght wt: descreve o comprimento da vara. Essa medida é normalmente feita em pés e polegadas para a conversão em Centímetros, basta que se observe a tabela abaixo e multiplique pela quantidade informada na haste
Line wt: Aqui nota-se a capacidade de linha que o equipamento suporta. É medida em Libras e para que se saiba esta informação em kilos, basta aplicar a tabela, dividindo pelo número informado no tubo da vara.

Comprimento: Medido em pés. Pega-se o valor dado na haste e multiplica-se pelo valor da tabela.  

Tabela de conversão de medidas: 
 Onças em gramas (oz-g)
             1oz= 28,35g (28,34952315)
Libras em Quilogramas (lb-kg)
             1lb= 0,45kg (0,4559237)
Polegadas em Centímetros (in-cm)
             1in= 2,54cm
Pés em Centímetros (ft-cm)
             1ft= 30,48 cm


 Exemplo:

 
Foto retirada do site caravana da pesca

Vara Shimano - Clarus
Foto: Parte de baixo da vara: Shimano CSC-66H
  • Length (comprimento): 6'6" ( mais ou menos 1,98cm)
  •  Line wt (capacidade de linha): 12-25lb( 5,443 kg a 11,340 kg) 
  • Lure wt (capacidade de peso de arremesso): ½ - 1 ½oz(entre 14, 17 gramas a 42,52 gramas) 

4 - O que você achou? Deixe seu comentários :

  1. Oi pessoal gostei da materia, assim fica mais facil adquir a minha proxima vara com carretilha. Os grandes tambaquis que me aguarde...

    ResponderExcluir
  2. Adorei são coisas simples assim q faz o pesca alternativa ser diferente em tudo...

    ResponderExcluir
  3. O correto seria dizer que os fabricante usam um sistema de medida, visto que o sistema métrico utiliza o metro, e o kg, como referencia e não este tipo de medida, que é o sistema inglês de medida.
    Acredito que deveria haver uma pressão sobre os fabricantes para mudarem este sistema de medidas, visto que apenas o USA ainda utiliza o sistema inglês, e isso só complica o intendimento do resto do mundo. Mas enquanto isso não ocorre valeu pela dica, vai facilitar muito na hora de escolher o equipamento...Valeu Pesca Alternativa!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não sei,se vão fazer matéria sobre como usar Ex: comprimento da vara tipo de molinete ou carretilha,medida da linha.Pois isto vai ajudar muitas pessoas que usa tudo isto pelo rumo.gostaria de ter uma ideia sobre essa parte da pescaria pois para mim tambem sria util.

    Obrigado Leonidas de oliveira

    Leonidasde@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postagens populares