quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Atrás de boas histórias e grandes tucunas em Serra da Mesa

editor do dia: Guilherme Eduardo Silva Bonifácio
tipo de publicação: relato
tema: tucunarés em Serra da Mesa
resumo: dois amigos vasculham o lago de Serra da Mesa em busca de grandes tucunarés e ainda encontram Nelson Nakamura

Atrás de boas histórias e grandes tucunas em Serra da Mesa 

Bom dia amigos! Sai de Conselheiro Lafaiete-MG para uma pescaria no Lago de Serra da Mesa-GO na companhia do amigo e pescador Luciano Aurélio. Estávamos com grande expectativa, pois a época da vazante é propícia para pesca do tucunaré, sem contar o calor escaldante da região.

Chegamos ao lago de Serra da Mesa na tarde do dia 12/09/2012 na pousada Serra da Mesa de propriedade do Gil (grande pescador de tucunaré) onde fomos bem recepcionados e acomodados.

A pousada tem uma excelente estrutura. Quartos com ar-condicionado, frigobar, além de uma ótima culinária com direito a uma deliciosa pizza de tucunaré especialidade da casa.
Os dois primeiros dias de pesca fomos acompanhados pelo guia Osvaldo, grande conhecedor do local, de equipamentos e o mais importante sabe onde o peixe está.

Ele nos levou a bons pesqueiros, onde encontramos muitas estruturas tipo galhadas, pauleiras e uma grande quantidade de coqueiros submersos (babaçu). Começamos utilizando iscas de superfície, porém sem muito resultado, partimos então para iscas de meia-água e aí sim apareceram os grandes azulões do lago. Capturamos mais de 30 exemplares por dia, fazendo a nossa alegria.
Nos outros dias o fato curioso foi mudança de lua que influenciou muito na pescaria, não parecia que estávamos no mesmo lugar, com fortes ventos e o desaparecimento dos tucunas! “Pensava que isso era mito, mas realmente acontece ONDE ESTAVAM OS PEIXES?” Utilizamos iscas de hélice, fundo e tivemos poucas fisgadas e sempre na parte da tarde. Conseguíamos no máximo 5 exemplares por dia. Percorremos e pescamos em vários locais e em um deles conhecidos como Praia Grande encontramos com o professor Nelson Nakamura em um dia de folga “PESCANDO” onde fizemos um lanche e tivemos o prazer de pescar juntos “Que broa gostosa era aquela!”.




Posso dizer que foi uma pescaria excelente! Até abri meu pulso por conta da brutalidade dos ataques dos AZULÕES e a correria dos valentes AMARELOS. Recomendo a todos a pescaria neste lago, pois a quantidade do peixe ainda é grande, mas tenham consciência em devolvê-los para manter o local como referência na pesca dos grandes TUCUNAS.

Dicas: Leve isca de superfície, meia-água e hélice de várias cores, as de cor verde limão, osso e branca de cabeça vermelha deram bastante resultado. Escolha carretilhas mais leves e de boa qualidade, pois o número de arremessos é muito grande e precisa de um esforço maior dos equipamentos. Varas de 6’0” 25lb de ação rápida, achei ideais para os arremessos e trabalho das iscas. Linha de multifilamento de 12lb-25lb e utilize também líder de fluorcarbono 0,50mm pois é resistente a abrasão. Agora é só pegar as tralhas e boa pescaria!







1 - O que você achou? Deixe seu comentários :

  1. Tenho o privilegio de morar prosemo a este grande lago, mas a pesca predatória esta acabando com os peixes, pescadores que vivem da pesca vendem 3 tucunarés para dar 1kg, isto é um absurdo!!!, já vi isso em Uruaçu e em Niquelândia, pesco a vida toda lá já apreendi muita rede e espinhal grandes no lago, jogo fogo em todas quando chego em casa, o lago já esteve muito melhor de se pegar os grandes peixes, temo pelas nossas bigas com os azulões possa ser cada dia mais difíceis, deve melhorar muito a fiscalização que até hoje eu nunca vi uma.

    ResponderExcluir

Postagens populares