terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Temporada Amazônica


"Numa das três maiores florestas do mundo, a grande Floresta Amazônica conta com uma área de 5,5 milhões de Km², que muitas vezes lhe dá o nome de pulmão do mundo. Conta com a maior bacia hidrográfica do Planeta, abrangendo vários países da América do Sul. Bacia composta de rios que serpenteiam suas matas com suas águas escuras e outras tão claras e límpidas e, nessas águas abrigam mais de 3.000 espécies de peixes diferentes. Dentre entre essas espécies, destacamos uma que poderia receber facilmente o título da mais esportiva do mundo, o Tucunaré. Predador implacável, extremamente territorialista, ataca suas presas com botes relâmpagos, verdadeiras explosões que demonstram toda sua fúria e força, colocando ao limite a resistência dos equipamentos e testando a prontidão dos pescadores, o adversário perfeito! Motivo pelo qual pescadores do mundo inteiro ingressam neste verdadeiro paraíso para medir forças com este magnífico peixe!!!" 

Época

Na região Amazônica a temporada de pesca esportiva é determinada pelo nível das águas. Se iniciando no fim da estação das chuvas, sendo situado entre os meses de setembro a fevereiro, época em que as águas retornam para o leito natural dos rios e se formam as lagoas, famosas por abrigarem nossos cobiçados Tucunarés. Com difícil acesso, muitas vezes sendo aberto caminho por dentro da mata, estes lagos são o destino certo para os pescadores. 
Os Tucunarés formam numerosos cardumes nestas lagoas e, a disputa por alimento é unânime. Um “show” a parte, com cenas memoráveis de ataques cinematográficos sejam nas iscas de superfície, como nas de meia-água. 
Já nos rios, devem ser explorados os espraiados, áreas mais fundas, com estrutura de troncos, galhos, pedras e vegetação. Bicos e entradas de corixos devem ser varridos pelas iscas artificiais, onde podemos facilmente se deparar com um grande exemplar!

Rios e Afluentes


Os principais rios são o Madeira (sul), o Branco e o Negro (norte). Sendo excelente a pesca nos seus afluentes como o rio Abacaxis, Acari, Sucunduri , entre outros. 

Peixes

Mas não serão somente os grandes Tucunarés que irá encontrar. Prepare a “tralha” pois a região também abriga Aruanãs, Matrinxãs, Bicudas, Cachorras, Traíras, Pirararas, Piraíbas, Capararis entre outros peixes esportivos. 

Equipamento



Com a quantidade de espécies e variados pontos de pesca, opções para os conjuntos de pesca não irão faltar. Uma boa dica, sugestão de experientes pescadores que pescam na região é de você se preparar com um mínimo de três conjuntos básicos:

- conjunto médio ou médio/pesado para pesca com iscas artificiais;

- conjunto pesado para pesca com iscas artificiais;

- conjunto pesado para pesca com iscas naturais (peixes de couro);

Na modalidade de arremesso com iscas artificiais, o conjunto médio (categoria de 17 a 20 libras) é ideal para o trabalho de iscas de meia-água ou superfície de tamanhos médios. Com comprimento a gosto do pescador, levando em consideração seu conforto e desempenho nos arremessos e trabalho das iscas. Normalmente utilizando varas com comprimento de 5’3’’ (1,62m), 5’8’’ (1,76m), 6’0’’ (1,82m) 6’3’’ (1,92), ou mais dependendo do pescador. 

Já no caso do conjunto de arremesso pesado, este deve ser preparado para o uso das grandes iscas de superfície (como as grandes zaras e hélices). O conjunto pesado (categoria de 25 a 30 libras) normalmente é montado por varas mais longas, com comprimento entre 6’0’’ (1,82m), 6’3’’ (1,92m), 6’6’’ (1,98m) e alguns casos até 7’0’’ (2,13m). As varas mais longas ajudam o pescador a arremessar mais longe, em muitos casos se pesca arremessando de uma margem a outra, em alguns casos até desembarcado. Mas o ponto forte e a tração das pesadas iscas de superfície/hélices . A Vara mais longa permite um deslocamento maior, cansando muito menos o pescador. 

Em ambos os casos, tanto para o conjunto de arremesso médio quanto pesado, o uso de carretilhas ou molinetes rápidos é uma certeza. Com um recolhimento rápido, você terá conforto no trabalho da maioria das iscas para os Tucunarés. 

O conjunto pesado para iscas naturais deve ser reforçado, este tipo de pesca e mais praticado nas cheias, mas com certeza você terá surpresas se estiver preparado. Os conjuntos pesados (categoria 80 a 120 libras) devem ser montados com carretilhas ou molinetes que comportem pelo menos 100 m da linha escolhida. Os anzóis serão entre o 7/0 ao 12/0 e como iscas serão utilizados peixes inteiros ou em pedaços.

Sugestão


Para pesca de arremesso, a linha de multifilamento terá super importância! Por possuírem maior resistência por um menor diâmetro, eles se condicionam perfeitamente nas carretilhas e molinetes mais leves. Em uma pescaria como essa, você facilmente irá realizar mais de 1000 arremessos diários e qualquer grama nesta situação será importante, acredite. 

Com sua super resistência, fica mais fácil dominar os Tucunarés que irão brigar sujo, sempre procurando estruturas para que possam se livrar de suas iscas. Com esta resistência, permiti você trabalhar com o freio de sua carretilha ou molinete em níveis maiores, claro, sempre respeitando o limite de cada equipamento em especial a vara! 

Por último a baixa elasticidade destas linhas permite uma rápida reposta ao trabalho das iscas e suas fisgadas. Nunca esquecendo que com uso das linhas multifilamentos, é indispensável o uso de um bom leader de fluorcarbono. Além de sua transparência deixar suas iscas mais apresentáveis para os predadores, ele vai te proteger contra a abrasão de estruturas como pedras, paus, troncos que com certeza o seu Tucunarés irão procurar. 

Aproveite nossas recomendações, afinal de contas sua pescaria sempre começa aqui!

Texto: Alison Fernando Fontoura - Pescador Esportivo e Supervisor de e-commerce das Lojas Sugoi Big Fish

          

1 - O que você achou? Deixe seu comentários :

  1. Achei deslumbrante queria eu está em uma pescaria desta valeu Pesca Alternativa ... KIM.

    ResponderExcluir

Postagens populares