domingo, 30 de setembro de 2012

Nota de esclarecimento

Devido ao falecimento da apresentadora Hebe Camargo, o SBT deixou de apresentar o programa Pesca Alternativa deste domingo (30/09). Estamos fazendo uma reapresentação especial aqui no site e o programa inédito será exibido em breve pela emissora.

Equipe Pesca Alternativa


sábado, 29 de setembro de 2012

QUATRO AMIGOS E UM OBJETIVO: BLACK BASS


editor do dia: Leonel Filgueiras Neto
tipo de publicação: relato
tema: black bass na represa de Piracaia
resumo: um dia de pesca, entre amigos, atrás do black bass

QUATRO AMIGOS E UM OBJETIVO: BLACK BASS
Morando em lugares diferentes, mas dentro da Grande São Paulo, quatro pescadores deixam claro que pescar não é só um hobby, e sim uma espécie de fanatismo. Algo que impulsiona a pular da cama faça frio ou faça calor. Esses quatro são: Serginho, Renato, Tony e eu, Leonel.

Nosso foco: arrumar as tralhas no carro e pegar a estrada para mais um dia de BLACK BASS. Após cerca de uma hora trafegando pelas boas estradas Fernão dias e D.Pedro, chegamos à cidade de Piracaia, aliás Piracaia no vocábulo indígena significa "Reunião de Peixes", nome sugestivo para amantes de pesca como nós.

A primeira parada é numa padaria no centro da cidade, onde a gente toma aquele café reforçado, pois só vamos comer de novo lá pelas 12h. De lá fomos direto para as margens da represa. Pegamos nosso barco, que já havia sido alugado uma semana antes pelo Serginho, de um antigo comerciante da cidade chamado Sr. Leitão. Com as tralhas todas no barco, motor de popa e motor elétrico instalados, seguimos para o primeiro ponto de pesca sugerido pelo nosso companheiro e grande pescador de Bass Serginho, aliás além de pescar e nos dar grandes dicas sobre a pesca deste peixe tão manhoso, pilota e manobra o barco como um profissional.

Com o barco posicionado no ponto de pesca, começamos a arremessar nossas minhocas softs, cada pescador tem sua preferência no equipamento e modalidade de “rig”. Eu uso uma vara para carretilha Ação Light  de 5’6” 6-12lbs, linha multifilamento de 10lbs, líder de fluorocarbon de 8lbs, e o rig que mais uso é o “Carolina Rig”. Trabalha a isca aqui, trabalha a isca ali, quando Serginho fisgou o primeiro Bass do dia, um belo exemplar, muito comemorado por todos nós. Logo, o parceiro Renato também fisgou seu peixe, e em seguida eu (Leonel) também tive o privilégio de ser contemplado com um exemplar! A partir desTe momento o entusiasmo aumentou, pois sentimos que nossa pescaria seria bem produtiva. Após a seção de fotos e soltura dos peixes, decidimos mudar de ponto. E então Tony com habilidade e paciência fisgou mais um bonito Bass. E foi assim toda parte da manhã.

Paramos o barco no fundo de um grotão, lugar destinado a fazer refeições. Numa mesa bem rústica e uma churrasqueira feita de pedras, começamos a preparar nosso almoço. Renato acendeu a churrasqueira e logo o braseiro se formou, a linguiça era o prato do dia. O pãozinho que trouxemos da padaria tinha murchado, mas o Serginho conhecia uma técnica que o deixou como se tivesse saído do forno naquele instante. Juntando o gostoso vinagrete, fizemos 2 belos lanches para cada um, num clima agradável de muita camaradagem e companheirismo, sem qualquer tipo de estrelismo. Acabamos de lanchar e fomos novamente para água, agora mais revigorados e com a esperança de repetir o sucesso da manhã.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Receita de isca bolinha de missô - Pesca Alternativa Mais


Veja receita de uma das iscas usadas por Lusca no programa 312. A isca de missô mostrou-se eficiente e pode ser uma boa alternativa para este tipo de pescaria.


domingo, 23 de setembro de 2012

Pesca Alternativa - PGM 311- Lusca no Rio Miranda


Este programa traz uma pescaria em um rio nunca mostrado aqui antes.

O Miranda. Que desafia pescadores com suas curvas, e encanta com a diversidade e quantidade de peixes.

Então, prepare-se para muitas fisgadas, recheadas de dicas técnicas.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Resumo da Semana

Pesca Alternativa - Resumo Semanal

Veja aqui tudo que rolou no nosso site esta semana:

E tem ainda muito peixe enviado pelos nossos internautas para o Canal Direto
E nos arquivos do site você pode ainda encontrar:
Aproveite! Aqui a pescaria está garantida e neste domingo, a partir das 6h30, tem mais Pesca Alternativa com Lusca Rio Miranda no SBT.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Toques e Técnicas - ao vivo


Live stream videos at Ustream

Atenção pescador! hoje, quinta-feira, dia 20 de setembro, às 17h tem mais uma edição do Toques e Técnicas - ao vivo com a participação do Alison e do Lusca respondendo suas dúvidas, dando opinões e muito mais em um bate-papo descontraído, pelo nosso site.
Marque na agenda! Este espaço abaixo de comentários é todo seu, registre agora a sua pergunta e acompanhe as respostas ao vivo.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Desafio 30 minutos de Pesca Alternativa

O facebook e o site do Pesca Alternativa vão lançar um novo desafio "30 minutos de Pesca Alternativa",  nesta quarta-feira (19/09) valendo uma incrível carretilha Bandit da Fleming

Você que é nosso curtidor no FB (caso não seja curta agora) fique atento na quarta-feira, dia 19/09, às 12h em ponto! Vamos lançar uma série de 3 perguntas para quem conhece bem o programa, sendo que todas as respostas poderão ser encontradas em nosso site (www.pescaalternativa.com.br). Basta fuçá-lo!


Como funciona o desafio?

A partir do meio-dia, vamos lançar a primeira pergunta no FACEBOOK (click aqui para acessa-lo), 10 minutos depois faremos a segunda pergunta, e novamente 10 minutos depois a última/terceira pergunta. Todas com a resposta no site. Feito isso, a primeira mensagem que recebermos (contendo a resposta das 3 perguntas) pelo próprio facebook ganha a carretilha, que será entregue pelo correio ao vencedor. Tudo muito rápido e fácil, serão “30 minutos de Pesca Alternativa”. Fique de olho! É nesta quarta!


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Lamento de um Lajeado (Rio Uruguai)

editor do dia: Jefferson Roberto Garcez da Luz
tipo de publicação: poesia
tema: rio Uruguai

resumo: "A poesia abaixo marca o momento mais trágico na vida do Rio Uruguai, divisas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde no momento em que as águas acima da barragem Foz do Chapecó começaram a subir logo após seu fechamento. Me sentei ao lado da famosa corredeira chamada “Corredeira do Mulato”, que fica aos fundos da Fazenda de Ovinocultura J. Daluz, local dos maiores dourados deste grandioso rio. Enquanto as águas subiam, inspirado e muito emocionado por perder o lugar de minha infância e saber que em poucos dias esta corredeira deixaria de existir, escrevi as linhas abaixo"

LAMENTO DE UM LAJEADO (Rio Uruguai)


Nasceu feito vertente
E se transformou em um lajeado
Quando chove tem tons colorado
E logo vira numa enchente.

Olha gente, que água de fundamento
É aí que me refiro
Mas ainda prefiro
Viver num mundo sem lamento.

Neste momento, quantas mudanças em sua evolução
Vai ano após ano ficando maravilhoso
E hoje doloroso
Vai sobrevivendo a destruição.

É ali nesta corredeira
Onde saltam os Dourados
Mas o Surubim acanhado
É no poço a sua brincadeira.

E na clareira……é um capincho, é uma paca, não!
É apenas o tatu sorrateiro
Que passeia em suas margens
E o pescador de boa linhagem
Viaja em sonhos no seu pesqueiro.

No pesqueiro....uma linhada...lambaris, piavas e jundiás.

Eu sou primo das Lontras e irmão dos Biguás.

Olha parceiro…..tudo era uma harmonia
Até que algo aconteceu
Foi quando um triste dia nasceu
Que tudo virou numa anarquia

E foi neste dia…….
Vieram máquinas…pessoas….em um tiro certeiro
Mudando de vez com as margens do lajeado
Deixando tudo estragado
Para esta nova geração de costeiros.

Que entrevero, represaram nossas corredeiras
E a barragem modificou o cenário
E o Tarumã centenário
Em baixo das águas virou madeira.

E é da minha maneira, da minha maneira é que eu peço por Deus
Patrões do meu pago
Parem de vez com o estrago
Por que este lajeado rio Uruguai………. também é meu.

domingo, 16 de setembro de 2012

Pesca Alternativa PGM 310- Marcão no Rio Paraná



No programa de hoje, nossa equipe mostra uma pescaria diferente da que costumamos ver no Rio Paraná na Argentina. Com descontração e simplicidade Marcão levanta as Piaparas e da dicas para garantir esta espécie na linha e de quebra ainda tem Pacu e Dourado! E você ainda confere tudo que rolou no SHIMANO Fest 2012! Está preparado, aperte o play e boa pescaria...



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Resumo da Semana

Pesca Alternativa - Resumo Semanal
Veja aqui tudo o que preparamos para você no nosso site esta semana:
Pesca Alternativa 310
Tem uma pescaria muito descontraida com Marcão e Schumacher (guia de pesca) na Argentina e tudo que rolou no maior encontre de bike com pescaria da américa latina.

Não se esqueça, o Pesca Alternativa começa às 6h30 deste domingo no SBT.

___________________________________________________________________


Entre em nossa loja e aproveite estas ofertas



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pesca Alternativa Mais - Pescaria com a esposa de Nelson Nakamura.



As mulheres mostram que entendem de pescaria, a cada ano o numero de adeptas ao esporte aumenta e afirmam que a sensibilidade feminina é um ponto na pescaria.

E assim mostra Valéria esposa do Nelson Nakamura, que vai atrás dos grandes peixes, onde você vai conferir esta incrível matéria no Pesca Alternativa Mais...


Grandes Pescarias – Lusca encara um lindo Jáu de 15 kilos



Lusca foi pescar no rio São Benedito, o pioneiro no país em que só é permitido praticar o pesque e solte.
A conseqüência só pode ser uma abundância de peixe. Ali ele pode comprovar que só mesmo com muita consciência a gente consegue preservar o nosso esporte preferido.

Em uma das corredeiras do Thaimaçu, Lusca se aventurou e arriscou a sorte para capturar o jaú, um dos maiores bagres da América do Sul. E tudo isso só poderia ser... Grandes Pescarias Pesca Alternativa!


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

LAGO DE SERRA DA MESA, MARAVILHOSO JARDIM SUSPENSO

Editor do dia: Leonel Filgueiras Neto
tipo de publicação: relato
Tema: tucunarés, em Serra da Mesa
Resumo: cinco dias de pesca, atrás dos tucunarés, apenas com iscas artificiais


LAGO DE SERRA DA MESA, MARAVILHOSO JARDIM SUSPENSO

Falo como pescador, eu tenho o dom de imaginar o desconhecido, bem antes da pescaria acontecer, sonho com paisagens, matas coloridas e águas cheia de vida. Claro que os peixes estão sempre presentes. Se o paraíso for descrito e recomendado por alguém que já esteve lá, então minha mente viaja ainda mais. E foi isso que aconteceu, vários dias de ansiedade. Quando cheguei ao destino, vi águas cristalinas, mata preservada, paisagens deslumbrantes, aliás, estas paisagens são um dos relatórios de harmonia das coisas belas deste lago. E, lindos tucunarés azuis como uma noite estrelada. O Lago de Serra da Mesa, está ali, no Estado de Goiás. Fiquei hospedado na "Pousada Germano" (muito recomendada por amigos pescadores que já estiveram lá), próximo ao município de Niquelândia, rodeado de muita natureza. Bem estruturada, com fácil acesso ao lago, a pousada conta com ótimos guias de pesca, levando a gente a pontos com bons resultados. A opinião destes profissionais, eu respeito muito, eles são as melhores pessoas a bordo para indicar os melhores locais. Apesar da interferência humana na região, ainda é um lugar onde se fisga bons peixes e se contempla a fantástica natureza a nossa volta, o que me dava todos os ingredientes para uma pescaria inesquecível.



Olhos e ouvidos atentos. Nosso silêncio permitia até escutar o mato crescer...rs! Pois em águas transparentes como as do Lago de Serra da Mesa, os tucunarés ficam muito espertos. A aproximação do ponto de pesca, não pode ter movimentos bruscos, precisa ser bem cuidadosa. Como os tucunas estavam manhosos, demorou um pouco para começarem as ações, mas "a sorte ajuda a quem cedo madruga", e a primeira explosão na superfície aconteceu, um belo exemplar de tucunaré azul veio me fazer feliz com um pulo de ficar gravado na memória para sempre, em ele mostrou seu tamanho! Na primeira corrida do peixe, a linha é arrancada da carretilha, ignorando o ajuste do freio. Muita adrenalina até o valente se dar por vencido. Meu semblante naquele momento, não deixava disfarçar minha emoção. Nestes cinco dias de pesca, notei que os peixes não estavam muito ativos. Tive que fazer muitos arremessos para convencê-los a trazer a isca de volta. Em média 600 arremessos por dia! Usei vários tipos de iscas de superfície e meia água. Senti por diversas vezes que o peixe colocava quase a isca inteira na boca e refugava, ou errava o bote, mandando a isca do outro lado do barco. Mas se eles tinham esperteza, eu tinha a isca certa, e com um trabalho bem chamativo, me rendeu mais um azulão na mão. As capturas se seguiram e propiciaram muita diversão. Eu não me preocupei com o tamanho dos peixes, mas sim com as boas ações de pesca! E assim foi... Excelente! Agradeço pelo previlégio em conviver por cinco dias em uma natureza tão bonita. E ressalto que é preciso ter consciência da necessidade de conservar esse jardim suspenso dependurado em um lago maravilhoso. E que a devolução do peixe é o dever e a satisfação de todo pescador. Pesque-e-solte, pratique esta idéia!





SEJA UM EDITOR PESCA ALTERNATIVA

A partir de agora você pode ser um colaborador do Pesca Alternativa!
Abrimos nosso site para você ser nosso editor de texto.
Envie sua poesia, relato ou reportagem, juntamente com fotos!
A produção seleciona e posta!

DICAS
- antes de enviar, releia seu texto para verificar a ortografia
- descreva o equipamento utilizado, iscas e montagens
- descreva o local da pescaria
- valorize as situações inusitadas e não economize nos detalhes
- selecione as fotos que tenha uma boa luz e retrate o ambiente com clareza


domingo, 9 de setembro de 2012

Pesca Alternativa PGM 309- Nelson no Rio Cururu


A Amazônia sempre reserva grandes emoções e neste programa Nelson Nakamura se aventura pelas águas do rio Cururu. Como um grande apaixonado pela pesca, mesmo em férias não abandona sua tralha e ainda coloca toda família para pescar.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Nó Bimini Twist


Tem gente que considera o nó uma verdadeira arte, sendo assim, Nelson nos mostra detalhes sobre o nó Bimini Twist e ainda de quebra da dica sobre chicote. Veja agora.

Novo ganhador da promoção


Saiu o nome do novo (no caso nova) vencedora da promoção "EU CURTO PESCA ALTERNATIVA!!!"
O nome dela é:
Nati Cerceau

e junta-se a:
Paulo Prata Fígaro
Renan Pohl

O sorteio de um dos vencedores foi refeito por suspeita de perfil inexistente. Mesmo assim, após a divulgação, ficamos aguardando por uma semana a manifestação do sorteado, coisa que não aconteceu.

Obrigado a todos que participaram e aguardem novas promoções.

Boas pescarias a todos.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Abotoado, Cuiu-cuiu, Armado, Armao



Nome Popular: Abotoado, Cuiu-cuiu, Armado, Armao

Nome Científico: Oxydoras spp., Pterodoras spp., Lithodoras spp.

Família: Doradidae

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Bacias amazônica, Tocantins-Araguaia, Paraguai, Paraná, Uruguai.

domingo, 2 de setembro de 2012

Pesca Alternativa PGM 308 -RS e Argentina


Se você é daqueles que gosta de um peixe bruto prepare-se, hoje nossa equipe sai em busca dos grandes Pintados no Rio Paraná e ainda encontra fôlego para levantar outras espécies da Bacia do Prata na região de Ita Ibaté província de Corrientes. Marcão comanda a festa e haja braço pescador, está preparado? Então aperte o play e boa pescaria...





Postagens populares