sábado, 29 de setembro de 2012

QUATRO AMIGOS E UM OBJETIVO: BLACK BASS

editor do dia: Leonel Filgueiras Neto
tipo de publicação: relato
tema: black bass na represa de Piracaia
resumo: um dia de pesca, entre amigos, atrás do black bass

QUATRO AMIGOS E UM OBJETIVO: BLACK BASS
Morando em lugares diferentes, mas dentro da Grande São Paulo, quatro pescadores deixam claro que pescar não é só um hobby, e sim uma espécie de fanatismo. Algo que impulsiona a pular da cama faça frio ou faça calor. Esses quatro são: Serginho, Renato, Tony e eu, Leonel.

Nosso foco: arrumar as tralhas no carro e pegar a estrada para mais um dia de BLACK BASS. Após cerca de uma hora trafegando pelas boas estradas Fernão dias e D.Pedro, chegamos à cidade de Piracaia, aliás Piracaia no vocábulo indígena significa "Reunião de Peixes", nome sugestivo para amantes de pesca como nós.

A primeira parada é numa padaria no centro da cidade, onde a gente toma aquele café reforçado, pois só vamos comer de novo lá pelas 12h. De lá fomos direto para as margens da represa. Pegamos nosso barco, que já havia sido alugado uma semana antes pelo Serginho, de um antigo comerciante da cidade chamado Sr. Leitão. Com as tralhas todas no barco, motor de popa e motor elétrico instalados, seguimos para o primeiro ponto de pesca sugerido pelo nosso companheiro e grande pescador de Bass Serginho, aliás além de pescar e nos dar grandes dicas sobre a pesca deste peixe tão manhoso, pilota e manobra o barco como um profissional.

Com o barco posicionado no ponto de pesca, começamos a arremessar nossas minhocas softs, cada pescador tem sua preferência no equipamento e modalidade de “rig”. Eu uso uma vara para carretilha Ação Light  de 5’6” 6-12lbs, linha multifilamento de 10lbs, líder de fluorocarbon de 8lbs, e o rig que mais uso é o “Carolina Rig”. Trabalha a isca aqui, trabalha a isca ali, quando Serginho fisgou o primeiro Bass do dia, um belo exemplar, muito comemorado por todos nós. Logo, o parceiro Renato também fisgou seu peixe, e em seguida eu (Leonel) também tive o privilégio de ser contemplado com um exemplar! A partir desTe momento o entusiasmo aumentou, pois sentimos que nossa pescaria seria bem produtiva. Após a seção de fotos e soltura dos peixes, decidimos mudar de ponto. E então Tony com habilidade e paciência fisgou mais um bonito Bass. E foi assim toda parte da manhã.

Paramos o barco no fundo de um grotão, lugar destinado a fazer refeições. Numa mesa bem rústica e uma churrasqueira feita de pedras, começamos a preparar nosso almoço. Renato acendeu a churrasqueira e logo o braseiro se formou, a linguiça era o prato do dia. O pãozinho que trouxemos da padaria tinha murchado, mas o Serginho conhecia uma técnica que o deixou como se tivesse saído do forno naquele instante. Juntando o gostoso vinagrete, fizemos 2 belos lanches para cada um, num clima agradável de muita camaradagem e companheirismo, sem qualquer tipo de estrelismo. Acabamos de lanchar e fomos novamente para água, agora mais revigorados e com a esperança de repetir o sucesso da manhã.

A tarde o resultado de nossa pescaria foi o mesmo!! Ta aí um fato que me fez supor que, tanto o lugar, quanto a presença de uma pessoa que conheça bons pontos de pesca (caso do nosso companheiro Serginho) foram fatores preponderantes para o sucesso e o bom resultado da nossa pescaria. Momentos como estes é que fazem com que nosso esporte tenha o poder de unir e oferecer dias especiais a seus praticantes. A pesca do Black Bass pode ser realizada em diversos estilos, sendo que cada um deles exige um tipo de chicote específico. A melhor forma de aprender a montar esses chicotes, bem como, de assimilar os macetes e manhas desse tipo de pescaria, é saindo para pescar uma ou duas vezes com pessoas que já conheçam a espécie. E uma coisa que quero deixar claro, é que a pesca do Bass, apesar de exigir atenção e sensibilidade do pescador, não é uma missão impossível. Por isso aconselho aqueles que têm antipatia por esta espécie, sair pelo menos uma vez para capturá-la. Lembrando que a devolução do peixe é o dever e a satisfação de todo Pescador. Pesque-e-solte! Pratique esta idéia!

Leonel
Renato

Serginho

Tony

2 - O que você achou? Deixe seu comentários :

1. Como é bom pescar com pessoas que tem o mesmo intuito, se emocionar na captura do peixe e ter a alegria de solta-lo novamente. Parabéns a esses pescadores conscientes.

2. Pescaria boa demais com meus grandes parceiros !!