quarta-feira, 12 de setembro de 2012

LAGO DE SERRA DA MESA, MARAVILHOSO JARDIM SUSPENSO

Editor do dia: Leonel Filgueiras Neto
tipo de publicação: relato
Tema: tucunarés, em Serra da Mesa
Resumo: cinco dias de pesca, atrás dos tucunarés, apenas com iscas artificiais


LAGO DE SERRA DA MESA, MARAVILHOSO JARDIM SUSPENSO

Falo como pescador, eu tenho o dom de imaginar o desconhecido, bem antes da pescaria acontecer, sonho com paisagens, matas coloridas e águas cheia de vida. Claro que os peixes estão sempre presentes. Se o paraíso for descrito e recomendado por alguém que já esteve lá, então minha mente viaja ainda mais. E foi isso que aconteceu, vários dias de ansiedade. Quando cheguei ao destino, vi águas cristalinas, mata preservada, paisagens deslumbrantes, aliás, estas paisagens são um dos relatórios de harmonia das coisas belas deste lago. E, lindos tucunarés azuis como uma noite estrelada. O Lago de Serra da Mesa, está ali, no Estado de Goiás. Fiquei hospedado na "Pousada Germano" (muito recomendada por amigos pescadores que já estiveram lá), próximo ao município de Niquelândia, rodeado de muita natureza. Bem estruturada, com fácil acesso ao lago, a pousada conta com ótimos guias de pesca, levando a gente a pontos com bons resultados. A opinião destes profissionais, eu respeito muito, eles são as melhores pessoas a bordo para indicar os melhores locais. Apesar da interferência humana na região, ainda é um lugar onde se fisga bons peixes e se contempla a fantástica natureza a nossa volta, o que me dava todos os ingredientes para uma pescaria inesquecível.




Olhos e ouvidos atentos. Nosso silêncio permitia até escutar o mato crescer...rs! Pois em águas transparentes como as do Lago de Serra da Mesa, os tucunarés ficam muito espertos. A aproximação do ponto de pesca, não pode ter movimentos bruscos, precisa ser bem cuidadosa. Como os tucunas estavam manhosos, demorou um pouco para começarem as ações, mas "a sorte ajuda a quem cedo madruga", e a primeira explosão na superfície aconteceu, um belo exemplar de tucunaré azul veio me fazer feliz com um pulo de ficar gravado na memória para sempre, em ele mostrou seu tamanho! Na primeira corrida do peixe, a linha é arrancada da carretilha, ignorando o ajuste do freio. Muita adrenalina até o valente se dar por vencido. Meu semblante naquele momento, não deixava disfarçar minha emoção. Nestes cinco dias de pesca, notei que os peixes não estavam muito ativos. Tive que fazer muitos arremessos para convencê-los a trazer a isca de volta. Em média 600 arremessos por dia! Usei vários tipos de iscas de superfície e meia água. Senti por diversas vezes que o peixe colocava quase a isca inteira na boca e refugava, ou errava o bote, mandando a isca do outro lado do barco. Mas se eles tinham esperteza, eu tinha a isca certa, e com um trabalho bem chamativo, me rendeu mais um azulão na mão. As capturas se seguiram e propiciaram muita diversão. Eu não me preocupei com o tamanho dos peixes, mas sim com as boas ações de pesca! E assim foi... Excelente! Agradeço pelo previlégio em conviver por cinco dias em uma natureza tão bonita. E ressalto que é preciso ter consciência da necessidade de conservar esse jardim suspenso dependurado em um lago maravilhoso. E que a devolução do peixe é o dever e a satisfação de todo pescador. Pesque-e-solte, pratique esta idéia!





0 - O que você achou? Deixe seu comentários :

Postar um comentário

Postagens populares