segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Lamento de um Lajeado (Rio Uruguai)

editor do dia: Jefferson Roberto Garcez da Luz
tipo de publicação: poesia
tema: rio Uruguai

resumo: "A poesia abaixo marca o momento mais trágico na vida do Rio Uruguai, divisas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde no momento em que as águas acima da barragem Foz do Chapecó começaram a subir logo após seu fechamento. Me sentei ao lado da famosa corredeira chamada “Corredeira do Mulato”, que fica aos fundos da Fazenda de Ovinocultura J. Daluz, local dos maiores dourados deste grandioso rio. Enquanto as águas subiam, inspirado e muito emocionado por perder o lugar de minha infância e saber que em poucos dias esta corredeira deixaria de existir, escrevi as linhas abaixo"


LAMENTO DE UM LAJEADO (Rio Uruguai)


Nasceu feito vertente
E se transformou em um lajeado
Quando chove tem tons colorado
E logo vira numa enchente.

Olha gente, que água de fundamento
É aí que me refiro
Mas ainda prefiro
Viver num mundo sem lamento.

Neste momento, quantas mudanças em sua evolução
Vai ano após ano ficando maravilhoso
E hoje doloroso
Vai sobrevivendo a destruição.

É ali nesta corredeira
Onde saltam os Dourados
Mas o Surubim acanhado
É no poço a sua brincadeira.

E na clareira……é um capincho, é uma paca, não!
É apenas o tatu sorrateiro
Que passeia em suas margens
E o pescador de boa linhagem
Viaja em sonhos no seu pesqueiro.

No pesqueiro....uma linhada...lambaris, piavas e jundiás.

Eu sou primo das Lontras e irmão dos Biguás.

Olha parceiro…..tudo era uma harmonia
Até que algo aconteceu
Foi quando um triste dia nasceu
Que tudo virou numa anarquia

E foi neste dia…….
Vieram máquinas…pessoas….em um tiro certeiro
Mudando de vez com as margens do lajeado
Deixando tudo estragado
Para esta nova geração de costeiros.

Que entrevero, represaram nossas corredeiras
E a barragem modificou o cenário
E o Tarumã centenário
Em baixo das águas virou madeira.

E é da minha maneira, da minha maneira é que eu peço por Deus
Patrões do meu pago
Parem de vez com o estrago
Por que este lajeado rio Uruguai………. também é meu.

0 - O que você achou? Deixe seu comentários :

Postar um comentário

Postagens populares