quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Linha para pesca de Dourado em locais com estruturas


Essa matéria é especial para quem sempre quis pescar aquele belo Dourado e não sabe ao certo que linha utilizar para conseguir fisgar e levantar esse troféu. Então vamos agora as dicas de Alison Fontoura, pescador esportivo, para utilizar o equipamento correto nessas situações.


Em primeiro lugar existem mais fatores além da linha que devem ser analisados, sendo importante definir como vai ser a pescaria, estrutura do local e o porte dos peixes que podem ser encontrados.

Atualmente no Rio Paraná, região da Argentina (Ita Ibaté, Corrientes, Esquina) uma das modalidades mais praticadas para pesca dos grandes Dourados é o corrico. Nesta modalidade são usadas grandes iscas de barbelas, na maioria das vezes, as tradicionais argentinas Alfers® e Cucus®. Funcionando bem também as Rapalas® Super Shad Raps e X-Rap Magnuns.

O inconveniente é que para estas iscas atingirem a profundidade certa, onde os Dourados vão estar caçando, não podemos utilizar linhas com grandes diâmetros, no máximo linhas de 0,25mm (algo em torno de 25 a 30 libras). Neste caso para nos protegermos das pedras, utilizamos um bom leader de fluorcarbono ou monofilamento mais espesso.

Agora se a pescaria for no "pincho" ( pescaria de arremesso) com iscas artificiais , podemos abusar um pouco no diâmetro (algo em torno de 0,23mm a 0,35mm é o suficiente, considerando que uma linha multifilamento de 0,35mm vai lhe conferir umas 50 libras de resistência, mais do que suficiente para um grande Dourado).

O mesmo diâmetro pode ser usado na pesca com o uso de iscas naturais, nas modalidades de "batida" ou "rodada". Mas com o multifilamento, independente da região conter pedras ou não, sempre vou recomendar o uso de um bom leader (afinal de contas, o multi é resistente a tração – peso, mas não é resistente a abrasão - entrar em atrito com paus, troncos e pedras).

Além disso sempre costumo dizer que pescando com "tralhas" mais leves (varas, carretilhas, molinetes e o diâmetro das linhas), o pescador só tem a ganhar: seja na sensibilidade, distância dos arremessos e o principal, na esportividade! Portanto não exagere na diâmetro, mesmo com as pedras, confeccione um bom leader e boa pescaria!

Curtiu essa dica? Então aproveite e deixe seu comentário logo abaixo.

2 - O que você achou? Deixe seu comentários :

  1. Ótimas dicas, eu tinha costume de sempre usar linhas mais fortes por achar que assim sendo o peixe nunca escaparia, mas depois de um tempo pescando e lendo vcs, APRENDI que é melhor pescar com linhas mais finas e tbm dar uma chance para o peixe, afinal o legal é pegar e soltar.
    Um abraço
    Paulo Afonso Favilla

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a dica, a escolha do conjunto influencia muito numa pescaria, ja estive em uma pescaria em estavamos em tres pescadores um proximo a outro ma so um pegava e não era pouco, enquanto eu e meu outro companheiro so ficavamos apreciando kkkkkkk, acredito que agora com as dicas as essa situação vai mudar, boa pesca a todos e sucesso a toda equipe da pesca alternativa.

    ResponderExcluir

Postagens populares