segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Traíra


Nome Popular

Traíra

Nome Científico

Hoplias malabaricus

Família

Erythrynidae

Distribuição Geográfica

Bacias amazônica, Araguaia-Tocantins, São Francisco, Prata e do Atlântico Sul.


Descrição

Peixe de escamas; corpo cilíndrico; boca grande; dentes caninos, bastante afiados; olhos grandes; e nadadeiras arredondadas, exceto a dorsal. Possui a língua áspera, com dentículos. A cor é marrom ou preta manchada de cinza. Chega a alcançar cerca de 60cm de comprimento total e 3kg.

Ecologia

Predador voraz, solitário, que pode ser encontrado em águas paradas, lagos, lagoas, brejos, matas inundadas, e em córregos e igarapés, geralmente entre as plantas aquáticas, onde fica a espreita de presas como peixes, sapos e insetos. É mais ativo durante a noite. Apesar do excesso de espinhas, em alguma regiões é bastante apreciado como alimento.

Equipamentos

Equipamentos leves; linhas de 10 a 20 lb.; anzóis de n° 1/0 a 6/0; recomenda-se o uso de empates.

Iscas

Iscas naturais: peixes e miúdo de frango. As iscas artificiais como spinnerbaits, spinners, poppers e sapos de borracha também são muito utilizadas.

Dicas

Ao pescar com iscas naturais, use chumbo acima da isca e bata na água. O barulho atrai as traíras e torna a pesca mais produtiva.

Recorde

1,41kg/3lb 2 oz
Fonte: PNDPA IBAMA

15 - O que você achou? Deixe seu comentários :

  1. Recorde de 1,41kg/3lb 2 oz é piada. Eu ja peguei traira com 6Kg.E seguido capatura-se exemplares com 3,5 a 4kg aqui em São Gabriel-RS

    ResponderExcluir
  2. ai filhão é trairão, traira vai até 3,0 kg a 3,5 kg. Blza fica a dica.

    ResponderExcluir
  3. olá , hj dia 20-11-2012 peguei uma trairão de 5 kilos 56 cm com isca artificial na carretilha que nem é falado por aqui é uma "bocuda" bem grande .jakson araucaria pr

    ResponderExcluir
  4. sou pescador de traira em açude aqui no rs ´traira nao vai alem de3.5kg

    ResponderExcluir
  5. Muito Bom O Programa de Hoje 02/12/2012....Sobre Piaparas no Rio Paraná .... Valeu as Dicas Sobre Material Adequado !

    ResponderExcluir
  6. ae feras, na lagoa do meu pai tem somente trairas, nada de trairão, ele tem a lagoa fechada fazem 12 ou 13 anos, e posso garantir que traira passa de 3 kg, já peguei uma de 4,5 kg..pesco somente com artifial na carretilha.

    ResponderExcluir
  7. eu ja peguei traira de 4 kilos nos alagados do rio iguaçu em canoinhas sc

    ResponderExcluir
  8. Já vi meu tio pegar de 2Kg em pesque-pague aqui em Minas.

    ResponderExcluir
  9. eu ja peguei uma que pesou 1.820 kgs a foto esta no meu face pratico pesca esportiva.

    ResponderExcluir
  10. esse recor e mintira ja pegei de 4kl aqui no rio iguaçu .em saudade do iguaçu

    ResponderExcluir
  11. Ja Peguei de 3kg de 2kg, 1kg....mas já vi maiores de 4kg...acho que vai de acordo com a quantidade de alimentos disponiveis para chegar ao tamanho de 5kg ou 6kg...no Pantanal com a abundancia de alimentos nas lagoas ela chega ha um tamanho legal mesmo, não comparado ao trairão do norte, que passa dos 13kg.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do comentário, muito útil para quem não conhece, a traíra.
    o mais legal dessa espécie, é quando ela fisga, a briga é boa, as traíras jovens correm para a beirada e as adultas, correm para o meio do lago ou rio, por isso tem que ter cuidado para não enroscar nas plantas e pedras.
    outra pescaria interessante é a de piranhas, espero que a pesca alternativa fale também dessa espécie.
    valeu pesca alternativa.

    ResponderExcluir
  13. Qual o precesso para homologar um recorde? por que não um programa que aborde o assunto? Fica a dica... já que o pessoal do sul poderiam ser os detentores deste recorde...
    Na pescaria com artificiais, sem duvida alguma a traíra é show, pois é muito esportiva, com ataques ferozes , varios saltos e arrancadas após a fisgada, aqui no norte do Paraná, em Kaloré, já pegamos algumas com mais de 3 quilos.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber qual diferencia entre as duas especies ( Traira e Trairão ) ??

    ResponderExcluir

Postagens populares