sábado, 24 de novembro de 2012

ABC da Pesca - Molinetes e Carretilhas

Na nossa matéria anterior tivemos a oportunidade de saber um pouco mais sobre os tipos de iscas artificiais, descobrimos para que servem e como utilizá-las. Hoje veremos quais as vantagens e desvantagens de utilizar molinetes e/ou carretilhas..

Molinetes (Spinning reel)

  • Ideais para principiantes por ser de fácil manuseio e manutenção. 
  • Não produzem arremessos tão certeiros quanto os produzidos pelas carretilhas 
  • Seu sistema não permite que ao lançar a linha o carretel gire em conjunto. O que gira é apenas o guia-fio. Isto impede as cabeleiras (quando a linha enrosca e embaralha) 
  • Imprescindível que a linha seja colocada no carretel no mesmo sentido que a bobina vai girar caso contrário à linha enrolará em seu próprio eixo formando nós. 
  • Seu uso é aconselhável para pescarias com iscas leves 
  • Pela própria posição que o molinete fica posicionado em relação à vara, a linha ao sair do carretel acaba gerando mais atrito com os passadores, pois, não sai de forma reta e sim em espiral. 
  • Podem ser utilizados em locais onde o vento é forte 
  • Normalmente a manivela que recolhe a linha pode ser posta tanto do lado direito quanto do lado esquerdo. 
  • Seu uso requer o auxílio das duas mãos, uma vez que, enquanto uma girará o carretel a outra segurará a linha para o arremesso. 
  • Não há a necessidade de travar o carretel não momento em que a linha é lançada na água. 
  • Para pescarias com iscas artificiais em que se devem produzir efeitos com a ponta da vara seu uso acaba dificultando por não ser tão preciso. 
Existem vários tipos de molinetes, de diversos modelos e tamanhos. Ao escolher um molinete, o pescador deve levar em conta diversos fatores, como o calibre da linha, a força da correnteza onde se vai pescar, o tamanho da vara de pesca, tipo de chumbada, tipo de peixe que se pretende pescar, entre outros fatores.

Carretilhas (Baitcasting reel)

  •  Necessário que o pescador possua um pouco mais de técnica e precisão na hora dos arremessos. Isto porque sua regulagem não é tão simples como a de um molinete. 
  •  Com a técnica certa seus arremessos serão certeiros 
  •  Pela posição de saída da linha e da colocação da carretilha em relação à vara, seu uso gera menos atrito em relação aos passadores, uma vez que a linha sai reta. 
  • Não é aconselhável em pescarias com vento forte. 
  •  Requer controle em relação à saída da linha 
  • A imperícia na hora do arremesso pode gerar cabeleiras 
  • Muita utilizada em pescarias com iscas artificiais uma vez que permitem maior controle nas ações e pela própria posição na haste da vara. 
  • Possuem maior poder de tração comparada ao molinete. 
  • É mais ágil na hora do recolhimento da linha já que ao contrário do molinete não há a necessidade de esperar que a linha de uma volta completa no carretel. 
  • Por possuir um botão no lugar da argola do molinete que serve para travar e destravar a saída da linha no carretel são mais ágeis e práticas. 
  • Não aconselhável para pescarias com iscas de peso médio inferior a 10 ou 12 gramas por necessitarem de uma maior tração para girar o carretel. 
  • A chamada memória da linha, que são os chamados picotes onde a linha fica marcada, dificilmente ocorrem nas carretilhas 

Existem diversos tipos e modelos, alguns, destinados a pesca marítima embarcada, dotados de marcadores mecânicos e até computadorizados. São divididas basicamente em dois estilos de acordo com o seu desenho. As carretilhas de perfil mais baixo possuem capacidade de arremesso geralmente inferior as carretilhas de perfil alto.

Lembramos que este é apenas um apanhado geral para que possam sanar dúvidas básicas a respeito de pescaria e equipamentos.

Não percam na nossa próxima matéria tipos de linha de pesca.

Você está gostando da nossa série ABC da  pesca? Deixe seu comentário ou sugestão no espaço abaixo.

17 - O que você achou? Deixe seu comentários :

  1. Molinete não tem regulagem simples para arremessar, a não ser, não colocar linha em excesso no carretel e não usar linha grossa. A Shimano resolveu parte desse problema com o modelo dos carreteis de todos os seus molinetes. Neles, dificilmente o pescador põe linha em excesso. Colocar linha fina fica a critério do pescador. No entanto, neste caso, os fabricantes estão fazendo carretéis bem rasos para obrigar o pescador a usar linha fina.

    Não entendi esta história de: "É mais ágil na hora do recolhimento da linha já que ao contrário do molinete não há a necessidade de esperar que a linha de uma volta completa no carretel". O que a carretilha tem, neste caso, é mais firmeza no recolhimento. Simples assim. Mais fácil de entender.

    E não acho tanta vantagem no botão de liberação da linha na carretilha para arremesso. O pescador levanta a argola (alça) do molinete automaticamente. Nem percebe. Mesmo estando usando os dois equipamentos na mesma hora Do mesmo jeito que a maioria dos usuários de carretilha não percebem que passam todo o equipamento para a outra mão, (depois do arremesso), para poder rodar a manivela.

    E o mais importante de tudo, mesmo no meu caso, que sou um defensor ferrenho de molinetes: Agora, com o advento da carretilha Liger 100 (não sei porque não se chama Liger 50 [talvez seja porque a próxima que vão fazer teria que se chamar Liger 25]), podemos sim, recomendá-la para pesca ultra-light, com iscas de peso menor que 10g ou chumbada pequena, acompanhada com bóia palito de correr (não deve ser bóia fixa). A bóia é extremamente importante para diminuir a velocidade de partida da chumbada (em se tratando de carretilha). Vale a pena testar.

    E para que não fique dúvidas, pode acreditar que uso molinetes para a pesca ultra-light a mais de 40 anos. Ou seja, demorou muito para aparecer por aqui, e em condições de se adquirir, uma carretilha com categoria para se igualar ao molinete nesta categoria. Então, vou usar os dois equipamentos na pesca ultra-light. Ainda que isto contrarie os entendidos em pesca. Até porque, não consigo abandonar o famoso e eterno equipamento ideal para principiante...

    ResponderExcluir
  2. Caro Principiante, adoramos seu depoimento e entendemos que em relação à equipamentos cada pescador tem uma preferência que surge de acordo com suas experiências.
    Sabemos que o mercado é vasto em opções nos dois sentidos, do mesmo modo que a evolução ocorreu tanto nos molinetes como nas carretilhas.
    O que queremos passar aos nossos telespectadores e seguidores do Pesca Alternativa é que optar por um ou outro equipamento vai do gosto e necessidade de cada um. Mas, acredite, seu depoimento foi de grande valia e só veio acrescentar a nossa família. Boas pescarias!

    ResponderExcluir
  3. olha sempre fui adepto de pescar com molinetes desde moleque ! sempre tive adoraçao pelos Daiwa ,tenho ate um 9000 ouro daqueles lendarios ! Mas 1 dia fui pescar com 1 amigo que levou 1 carretilha ,foi uma cabeleira atras da outra mas mesmo assim começou o interesse pelas safadas ! hoje tenho 5 e os amigos que pescam comigo tambem mudaram de habito ! é muito mais emocionante pescar com elas ,pois nas pescarias de hoje o uso das mesmas se torna essencial ! para quem é principiante como eu , nao se preocupe com as cabeleiras! Faz Parte !!!!!!!!!!!!!depois de alguns pinchos voce fica bom !!!!

    ResponderExcluir
  4. Me desculpe, amigo Anônimo,
    Como só falei de pesca ultra-light,
    Esqueci de dizer que já pesco com carretilha a mais 22 anos. Desde o tempo em que
    elas não tinham anti-reverso infinito e a gente recebia uma pancada na mão quando o
    peixe batia numa isca de meia água.
    O que eu não tinha, era uma carretilha ultra-light. Já tenho.
    O problema é que gosto tanto de molinetes, que todas as minhas varas de carretilhas
    têm os passadores do lado de baixo, a partir do terceiro passador.
    Como você vê, até minhas carretilhas têm semblantes de molinetes.
    Mas pode ficar tranquilo, não vou abandonar as carretilhas

    ResponderExcluir
  5. OLÁ GALERA DA PESCA... A PESCARIA NA MINHA VIDA VEIO A APARECER NA MINHA ADOLESCENCIA, MAS DESDE LÁ TIVE UM APREÇO MUITO GRANDE EM POUQUISSIMO TEMPO. SEMPRE GOSTEI DE PESCAR COM VARA DE BAMBÚ(NA ÉPOCA) LOGO DEPOIS DESCOBRIMOS AS VARAS DE FIBRA DE CARBONO QUE NÃO ERA TÃO ACESSIVEL DEVIDO AO PREÇO, MAS ADQUIRIMOS, MAIS TARDE TIVE MEU PRIMEIRO MOLINETE QUE SINCERAMENTE FOI UMA ALEGRIA INCONTROLAVEL, APESAR DE TER FICADO UM BOM TEMPO PARA DESCOBRIR QUE TINHA QUE ABRIR O ARCO PARA ARREMESSAR, KKKKK. O TEMPO FOI PASSANDO E FUI ADQUIRINDO OUTROS MELHORES E JA SABENDO MANUSEA-LOS.CERTO DIA FUI PESCAR NUM RIO COM UM AMIGO MEU E CONHECI A FAMOSA CARRETILHA, ASSITIA NO PESCA ALTERNATIVA E FICAVA MARAVILHADO COM OS ARREMESSOS PRECISOS QUE FAZIAM E NÃO DEU OUTRA; QUANDO PEGUEI NA MÃO UM EQUIPAMENTO DA SHIMANO NÃO DEU OUTRA FALEI:" VOU COMPRAR UM DESSES"! HOJE AINDA USO MOLINETE(MUITO DIFICIL)MAS NÃO DISPENSO CARRETILHA POIS ÃO EXCELENTES, EXISTEM UMAS MARCAS MAIS INFERIORES MAS QUE PROPICIAM UMA PESCARIA ÓTIMA, HOJE AINDA NÃO CONSIGO COMPRAR UM MATERIAL DA SHIMANO SEMELHANTE AO DE MEU AMIGO, MAS UM DIA CHEGO LÁ. POIS PARA QUE GOSTA, NÃO IMPORTA O VALOR DO MATERIAL POIS TEM QUALIDADE. NÃO DISPENSO MOLINETES PARA PESCA DE ARREMESSO EM BEIRA DE PRAIA ENQUANTO NÃO TENHO AINDA AS "CARRETILHAS"... ISSO AE.. DEUS ABENÇOE. E ISCA NA ÁGUA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,
      Essa de não abrir o arco para arremessar, foi de lascar!
      Boas pescas!

      Excluir
    2. Pois é amigo... Posso ser solidário com você...

      Quando comprei meu primeiro molinete, um Mitchell Garcia 308, li em uma revista chamada Mecânica
      Popular, que com molinete, a gente podia usar linhas de 2 a 10 libras, sem receio de que elas se rompessem. Então, comprei uma linha de 0,15mm e fui pescar.

      Depois de perder 3 piaus, um atrás do outro, com linha estourada, coloquei uma linha 0,25mm. Só em casa, descobri que o freio (fricção) tinha de estar regulado, (reguladinho) como se diz.
      Ou seja, às vezes, as novidades não são tão mágicas quanto pensamos.


      Boas pescas!

      Excluir
  6. Enquanto voces ficam discutindo aí, eu já peguei 3 peixes com meu latonete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,
      Eu conheço esse equipamento pelo nome MOLILATA.
      Mas funciona muito bem!
      Boas pescas!

      Excluir
    2. Amigo... me esqueci de dizer...

      Não estamos discutindo não!
      Estamos contando histórias de nossas vidas e brincando com os amigos!

      Abração e boas pescas, com latinha e tudoI

      Excluir
  7. AI COMUNIDADE DA PESCA, MEU NOME E MOISES E SOU PESCADOR VICIADO NA PRAIA. PESCO EM ITANHEM JÁ TIVE SUCESSO EM BELOS EXEMPLARES COMO CAÇÃO ANJO 5.5 KG, CAÇÃO VIOLA COM 6.3 KG VARIOS TIPOS DE BAGLES, ARRAIAS E OUTROS MAIS. MINHA ARMA E A CARRETILHA ABU GARCIA, UM TRATOR. TIVE UMA EXPERIENCIA ESTRANHA. QUANDO NO SEGUNDO CANAL DERREPENTE PASSOU ALGO QUE LEVOU TODA MINHA LINHA SEM PARAR ATE QUE SOLTOU NO NÓ, NORMALMENTE USO LINHA F1 43MM, ESTA E A LINHA IDEAL PARA O MAR. AGORA CONVERSANDO COM VERLHOS CAIÇARAS, QUE ME DISSERAM QUE FUI PESCADO POR UM PEIXE DIADO QUE CHEGA A PESAR 1.300 KG E A SUA ENVERGADURA CHEGA ATE 3 METROS. INCLIVEL COMO O MAR E O NOSSO UNIVERSO DE DIVERTIMENTO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,
      É bom levar um caterpillar ou um tournapull reforçado. Quase 1,5 tonelada. Mole não!
      Boas pescas!

      Excluir

  8. Vitor Taubate
    Eu sempre acompanhei o progama pesca alternativa pois sempre tem novidades donde não sabia sobre as carretilhas onde hoje nao sei pescar com molinete mais.

    ResponderExcluir
  9. Oi produção,

    Vou comentar algo que suponho de interesse sobre fricção (freio ou embreagem) destes aparelhos.

    Como uso molinetes e carretilhas, percebi que a fricção do molinete demora mais para estragar. Se é que estraga. Os meus molinetes Symetres, com mais de seis anos de uso, continuam com a fricções perfeitas, sem nunca ter aberto o carretel. Tenho até medo de abrir... Mas abrir para que, se estão ótimos. Vi bem recentemente, o Nelson Nakamura chamar a atenção para a lisura da fricção dos molinetes shimanos em uma pesca no canal de Bertioga, PGM 319.

    Por outro lado, nas minhas carretilhas Chronarch 51 MG, na Steez 103 e na Lubina by JH, já tive que mandar limpar ou trocar as arruelas da fricção por causa de solavancos. Além disto, percebo que ao fazer muitos arremessos e recolhimentos rápidos, com iscas artificiais, entra água na rosca sem fim do distribuidor de linha. Acredito que esta água passa para outras engrenagens internas.

    O certo, é que não passa muito tempo e começa os solavancos de novo. Particularmente, acho que esse problema acontece pelo fato da arruela do fundo (normalmente menor) da carretilha não ser travada (fixa) como nos molinetes Shimanos.
    Gostaria que todos, inclusive os técnicos em manutenção destes aparelhos, comentassem sobre estas observações.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Olá Pessoal Também sou usuário de molinetes e ainda não mudei e hábitos, hehe.
    A unica desvantagem do molinete em relação à carretilha é a distância do arremesso, isso claro que também depende do equipamento.
    A matéria fala da precisão do lançamento, então porque não propõem um campeonato de lançamento ao alvo? com minha varinha de 1,65 e um molinete bichadinho que tenho a vários anos, garanto que acerto na mosca!!! hehehe

    ResponderExcluir
  11. Tenho os dois, molinetes e carretilhas, prefiro molinete devido os lugares onde pesco, praia e molhes ( braço de pedras, se compara aos costões ), mas respeito os amantes de carretilhas, creio que para pescar com isca artificial a carretilha seja melhor, porém, eu gosto mesmo é de um bom molinete grande que comporte mais de 200m de linha 0,40mm. kkkk

    ResponderExcluir
  12. amigos por favor me deem uma luz. ja tentei regular minha carretilha de todas as formas, sempre ponho o freio no maximo se eu nao faço isso, a carretilha da um tranco(trava) ao arremessar quebrando a linha e mandando longe minha isca artificial, ja perdi várias assim. como posso resolver isso? muito grato desde ja.

    ResponderExcluir

Postagens populares