terça-feira, 13 de novembro de 2012

ABC da pesca - Passadores da vara

Como vimos na nossa matéria anterior, as varas de pesca são dividas em várias partes e uma delas, tão importante quanto às demais, é o passador.
Passador é um anel que funciona como um guia de linha. É por ele que passamos a linha por toda extensão da haste da vara. 
Existem diferenças primordiais quanto aos passadores de varas para carretilha e para molinete. 
Em varas de molinete, os passadores são maiores já que a linha corre em espiral e por isso precisa de mais espaço. A estrutura que sustenta o passador, que normalmente é feita de metal, deve fazer a função de afastar a linha da haste da vara para evitar o máximo possível de atrito, o que se ocorrer vai prejudicar a distância dos lançamentos. 
No caso dos passadores das varas específicas para carretilha, seu tamanho pode ser menor uma vez que a linha neste caso sai reta e não gera tanto atrito. Isto também faz com que não precise haver muita distância entre a passagem da linha e o blank da vara. 
Os passadores mais comuns são feitos de porcelana, mas, no mercado podemos encontrar passadores de outros materiais, como por exemplo, o nitrato de titânio. 
A quantidade de passadores influência também no que chamamos de ação da vara. Para uma vara de ação lenta, que é mais flexível em relação às outras, o número dos passadores deve ser maior. Isso evita o desgaste provocado pelo atrito da linha. 

Cuidados com os passadores: 

É muito importante que façamos a limpeza correta dos passadores principalmente depois de pescarias em água salgada. Isso evita que qualquer resíduo cause ferrugem e tire a vida útil do seu equipamento. 
Para isso use água doce, sabão neutro e uma esponja ou mesmo uma escovinha de cerdas macias (pode ser de dente). 

Lembre-se na hora de adquirir aquela vara tão sonhada de reparar se os passadores têm a resina protetora. É ela que protege contra fissões e infiltrações de água.

E, na nossa próxima matéria vamos saber os tipos de iscas artificiais, como usá-las e para que tipo de peixe são eficazes. 
Não percam!

3 - O que você achou? Deixe seu comentários :

  1. Cara vocês são os melhores que tão tendo conhecem muito sou fã de carteirinha de vocês valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola boa noite gostaria de saber se é preciso eu comprar vara com passador de titanio para usar linha multifilamento ou hoje isso nao e mais preciso? Desde ja muito obrigado e um forte abraço!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio B Cugler! Não é necessário! os passadores de titanio custam muito caro, coisa de mais de 250 reais o kit. Geralmente as varas com esses passadores custam em media 600 reais pra cima, sao varas top de linha , com excelente blank e acabamento. A Sumax Scorpion e uma dessas! Ela custa la no py em torno de 400 reais!

      Uma vara evolution da marine sports que tem passadores de oxido de aluminio suportam bem as linhas de multi! Digo isso com toda a certeza pois usei uma por 2 anos com multifilamento e nunca tive problemas!

      A linha tbm tem que ajudar!! Procure por multifilamentos mais macias e lisas (power pro, daiwa samurai braid, vexter (do carretel de 150m), Berkley wishplash, Sumax scorpion X8!! Sao linhas excelentes, lisas, macias!

      abraço

      Excluir

Postagens populares